quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Onde estão os teus poetas?


Onde estão os teus poetas ó Mandú??
Legaram-te o esquecimento?
Aquele fogo adolescente,
aquelas homenagens poéticas
dos tempos da juventude
hoje frequentam gavetas!
Tu não estás velho como eles imaginam
eles sim, estão envelhecendo.
Só que eles o abandonaram,
tornaram-se doutores
e foram pelas suas vidas...
Olho-te desta ponte
e não consigo conter o rancor
de ver-te náufrago nas próprias águas!
... saber dos teus segredos,
hoje mortos...!
Onde estão os teus profetas ó Mandú???
forjaram para ti um grande futuro,
e hoje, nem te enxergam.
Passam por cima de teu leito
com seus carros importados,
de janelas fechadas para a tua agonia.
Pouso Alegre cresceu,
já não é mais a tua princezinha...
Onde estão os teus filhos ó Mandú???
Quero apenas olhar-te meu pobre amigo.
Ver-te passar na tua longa caminhada,
pois um rio não se mede em quilômetros,
mas sim, pelos séculos das almas que o habitam!
Levas meu caro, diluida em tuas águas
toda a ingratidão de uma gente
a quem destes a vida.
Minha tristeza vai além das tuas ondas,
onde não consigo mais espelhar minha face...
minha tristeza vai dentro da tua alma,
onde hoje, residem tristes tuas lendas.
Vou seguí-lo, calado, até onde
tu te deixas ser engolido pelo Sapucaí.
Lá termina tua morte
e começa a dele!
Onde estão os teus poetas ó Mandú???


Otail Santos de Oliveira - Pouso Alegre (MG) - 19 de Agosto de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário